sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Capuccino para desanuviar


Sexta-feira cinzenta, hoje acordei nublada.
Afinal, sou uma pessoa de humores.

Explico: meu humor, sem querer, varia com o clima. Uma vez li em algum lugar (é pedir demais da minha memória lembrar onde) que “temos nossas próprias variações de temperatura, somos pessoas nubladas ou ensolaradas, gélidas ou quentes”. Para mim isso faz todo sentido, e depende também de como o dia acorda. Ontem, por exemplo, acordei ensolarada. Feliz sem motivo, sorrindo por qualquer bobagem. Estava um dia lindo, com sol, mas sem aquele calor insuportável, característico do Rio de Janeiro. Um dia ótimo, aliás. Comum, mas gostoso.

Choveu durante a noite e o dia amanheceu cinza. Acordei da minha maneira comum às sextas-feiras, que é para mim aquele dia limite. E junto com esse tempo, acordei também nublada. Não é mau-humor, mas é uma sensação de quietude. Como fiz muitos planos ontem, e tenho muitas coisas para colocar em prática antes do fim de semana, coloquei meus grandes óculos escuros que a lente deixa tudo mais alaranjado e vivo, e resolvi passar em um café bonitinho que tem no caminho para o escritório. Para espantar as nuvens do meu humor, comecei o dia com um capuccino delicioso. Nham nham, vocês não imaginam o efeito dele. Assim o “sol” começa a querer dar o ar da graça em mim.

E pelo visto, a previsão do tempo para o fim de semana promete. Promete praia, dias lindos e caminhadas ao ar livre? Não, promete chuva e vontade de ficar em casa. O climatempo até diz que vai dar um solzinho em meio às nuvens sábado e domingo, com chuvas à noite, mas como eu definitivamente não sou a garota do tempo e não confio muito nessas coisas, vou deixar minha dica de programa para um finde chuvoso, porém aconchegante: filminhos, pipoca, cobertor de orelha (para quem pode, quem não pode se sacode!) e uma receitinha de café diferente para aquecer os corações (ui!):

Café Quente
Ingredientes:
1 paçoca
50g de calda de caramelo
70 ml de leite quente
50 ml de café preto

Preparo:
Use uma caneca de 200 a 250ml. No fundo coloque a paçoca amassada e, sobre ela, a calda de caramelo. Aqueça o leite sem ferver, bata no liquidificador para ficar com aparência de creme, e coloque na caneca. Adicione o café por último.

Dica para os mais preguiçosos: para mim fica bom mesmo sem bater no liquidificador. :)

Enjoy!

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Este blog destina-se a ser um diário das ações curativas do café, contando fatos e acontecimentos que envolveram esse momento de libertação que o café proporciona. Sinta-se convidado a saborear e participar: cafecuratudo@gmail.com

Nenhum comentário: