Momento curiosidade.
Para nós que somos coffee lovers, ficar sem uma xícara por dia pode ser desesperador.
Além da dose diária, gostamos de provar novos tipos de café, certo? Pois bem, para saciar essa necessidade, vai uma dica (se você for uma pessoa, digamos, abastada):
Kopi Luwak.
Considerado o café mais caro e mais saboroso do mundo, para mim parece ser também o mais exótico.
Para fazer um resumo rápido, ele é colhido das fezes de um animal na Indonésia, chamado civeta. É, amigo leitor, você leu certo, das fezes mesmo. Pois então, seu sabor tão apurado, e dizem, menos ácido e amargo do que o café tradicional, se deve a este estranho método de produção. Parece que o pequeno animal seleciona os melhores frutos do café - os mais doces, maduros e avermelhados - e só digere a polpa, deixando o grão intacto, que após a ação das enzimas do estômago do civeta que retiram a casca do grão, sai nas fezes com um sabor levemente achocolatado, segundo li. Mas calma, não precisa começar a fazer “eca!”, porque claro que depois de colhidos passam por um processo de higienização cuidadosa, e não oferecem nenhum risco à saúde. Essa peculiaridade toda no preparo limita a sua produção a 230kg por ano, e por isso ele é tão raro e tão caro.
Bom, eu, reles mortal amante de café que sou, vou ter que ficar com meus pretinhos, vanilla e mocca lattes da vida... Se bem que uma xicarazinha até que não está distante da realidade de ninguém. Parece que uma cafeteria em São Paulo esteve oferecendo a iguaria em 2007, por R$ 20,00 a xícara. Tá, eu sei, é mais caro do que o nosso café-de-todo-dia, mas também não é tão absurdo que não se possa fazer essa ‘extravagância’ uma vez na vida. O problema é quem tem coragem depois de saber a história por trás da fabricação... Vai encarar?
;)
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...
Este blog destina-se a ser um diário das ações curativas do café, contando fatos e acontecimentos que envolveram esse momento de libertação que o café proporciona.Sinta-se convidado a saborear e participar: cafecuratudo@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário